As especialidades de acesso direto costumam ser mais flexíveis, já que você pode começar a estudar logo de cara. Já as especialidades com pré-requisitos tendem a ser mais exigentes, mas também mais completas, já que você acaba aprendendo mais conteúdos relevantes para a área. A dermatologia é a área da medicina que cuida da pele e, mais ainda, das células que compõem a derme, cabelos, unhas e mucosas. É o dermatologista que faz o diagnóstico de problemas como acne, vitiligo e câncer. Este é um tipo de residência médica com acesso direto, com três anos de duração. Durante a cirurgia, o anestesiologista é o profissional que cuida da aplicação da anestesia e acompanhamento do paciente.
- Já o traumatologista cuida de casos mais emergenciais como fraturas, rompimento de ligamentos e outras coisas.
- Porém, o contato com os pacientes acontece só a partir da metade do curso.
- Por isso, quem completa a residência sai na frente na busca por vagas disputadas, incluindo concursos públicos e cargos em organizações renomadas.
- § 4º A duração do treinamento na especialidade de Cirurgia Cardiovascular será de quatro anos.
- Reconhecida pelo MEC, a Nutrologia tem na Terapia Nutricional Parenteral e Enteral Adulto sua área de atuação formalmente constituída, com prova inclusive.
Quando em plantão, ficam em sobreaviso e há poucas emergências - e com isso o plantão é um dos mais mal pagos. A especialidade exige que você trabalhe bem com as próprias mãos e que se especialize e se atualize cada vez mais dentro da área. É uma das especialidades mais concorridas do Brasil, mas tem um grande campo de atuação; podendo atuar fazendo procedimentos clínicos, cirúrgicos e cosmiátricos. Uma Medicina alternativa e complementar que serve de terapia para o corpo.
Quais São As Especialidades Na Residência De Acesso Direto?

Vale lembrar que a comprovação de um pré-requisito será sempre o certificado de conclusão de um programa de Residência Médica credenciado pela Comissão Nacional de Residência Médica – CNRM. A modalidade Residência Médica exige uma dedicação maior (daí o nome residência), e o médico recebe uma bolsa do Ministério da Saúde. Ao final da Residência, ele já sai com o título de especialista e o número de Registro de Qualificação de Especialidade na área que cursou. E vale esclarecer que esse percurso pode ser ainda mais longo caso o médico tenha se formado no exterior, pois terá que buscar o reconhecimento do diploma. O reconhecimento de diploma pode ser feito pelo Revalida (que é do MEC - Ministério da Educação), ou por prova aplicada por universidades públicas , que possuem autonomia para realizar o processo de revalidação de diploma.
Medicina Do Tráfego
O ponto central é que, a depender da carreira a ser seguida, o médico precisará cumprir algum pré-requisito ou especialização anterior. Já, em outros casos, é possível ir pelo caminho da Residência Médica de acesso direto. E é justamente sobre ele que trataremos neste texto, ajudando o médico a escolher sua residência médica. Depois disso, vem o internato (estágio do curso de medicina), com a passagem por diferentes áreas (pediatria, ginecologia, clínica médica) e a experiência em unidades básicas de saúde e hospitais.
Medicina Preventiva E Social
Esta é uma das residências médicas mais procuradas pela rentabilidade e proporciona o trabalho em “clínicas da dor”. saiba mais prestar atenção nos editais de concurso para residência, mesmo que você ainda não esteja no último ano de Medicina. Para verificar o cronograma do programa da FJG para residência médica, consulte todas as informações no site da instituição. Para isso, preparamos um conteúdo especial para você saber como o acesso direto funciona. Continue a leitura para compreender sobre o programa da FJG para residência médica e os caminhos para ingressar na instituição de sua preferência. Qualquer médico já formado pode se inscrever nos concursos de residência médica para essas especialidades, independente do tempo de formação ou experiência adquirida.